Estudantes portugueses em Taiwan (37th IChO)- Actualização Permanente

21-07-2005
Dia do Exame Teórico.

20-07-2005
Depois da prova prática, o dia é de descanso para os alunos, enquanto os mentores finalizam a tradução do exame teórico.

19-07-2005
O tufão Haitang já passou e todos os participantes estão bem. A prova prática realizou-se como planeado.

18-07-2005
Devido à passagem do tufão Haitang, todas as actividades dos estudantes ao ar livre foram canceladas. Os mentores efecturam as reuniões do Júri de provas e a sessão de tradução, como previsto.

17-07-2005
"Todos os participantes (estudantes e mentores) estão já alojados em condições de segurança, nos respectivos hoteis e dormitórios".
Este é o teor de um comunicado divulgado às 15h00 locais pela Organização do IChO, dirigido aos amigos e familiares dos participantes, a propósito da chegada próxima do tufão Haitang a Taiwan. A organização garante que a segurança dos participantes será prioritária sobre todas as actividades programadas.

16-07-2005
A Equipa portuguesa aterrou no aeroporto de Taipé pelas 11h30 (hora de Portugal). Comentário: tempo quente e muito húmido...

15-07-2005
A equipa portuguesa que vai participar na 37ª Olimpíada Internacional de Química (37th IChO), está de partida para Taipé – Taiwan, depois dos últimos dias de preparação realizados na Universidade de Aveiro (UA).

De 11 a 13 de Julho os alunos frequentaram a última fase do curso de preparação as competições internacionais, organizado pela SPQ em colaboração com o Departamento de Química da UA. Um curso que se iniciou em Janeiro e representou cerca de 12 dias de aulas teóricas e práticas.
O ponto alto destes 3 últimos dias de preparação foi a simulação da prova laboratorial, reproduzindo todas as características da prova que vão encontrar em Taiwan, incluindo a duração de 5 horas. Esta simulação permitiu identificar e corrigir alguns problemas que uma prova desta natureza coloca aos participantes.

A partida está prevista para o dia 15 de Julho, às 13h55, no aeroporto de Lisboa. Os 4 alunos seleccionados serão acompanhados pelo Prof. Jorge Morgado (IST) e encontrarão já em Taiwan o Prof. António Lopes (ITQB). A estes professores (“Mentores”) estão entregues tarefas de elevada importância para o sucesso da equipa: são eles que garantem a correcta tradução do enunciado das provas, verificam previamente a qualidade do material de laboratório nas bancadas atribuídas aos estudantes portugueses e conferem o rigor de aplicação dos critérios de correcção das provas.


Publicado/editado: 12/07/2005