Petição de Cientistas pelo aumento do financiamento da Investigação na UE

O fracasso da negociações do Orçamento Europeu foi amplamente noticiado pela imprensa. No entanto, quase passou despercebido o facto de as discussões preparatórias do novo orçamento apontarem para uma redução significativa da duplicação de fundos para o 7º Programa-Quadro solicitada pela Comissão Europeia. Esta duplicação incluía, entre outros, os aumentos para o programa Marie Curie, a expansão das actividades do 7º Programa-Quadro e o financiamento do Conselho Europeu para a Investigação (European Research Council - ERC).

Sentido que tudo isto está agora em risco e as vozes dos cientistas se devem fazer ouvir, um conjunto de organizações científicas europeias lançou um abaixo-assinado “on-line”, tentando assegurar que os políticos recebem a mensagem da comunidade científica.

Entre as organizações promotoras salientam-se a EMBO (European Molecular Biology Organization), o ELSF (European Life Sciences Forum, www.elsf.org) e a ISE (Initiative for Science in Europe, www.initiative-science-europe.org) – uma associação presidida por Mariano Gago e que inclui a Euroscience (www.euroscience.org), entre outras organizações.

A petição está disponível no sítio da EMBO, no endereço abaixo indicado.

ver mais
Publicado/editado: 05/07/2005
PERIÓDICOS DE QUÍMICA

PRÓXIMOS CONGRESSOS

Projecto Sal Ciência


com o apoio

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013