A Química na Festa do Avante!

A convite da organização, a SPQ participou, de forma estritamente científica, na Festa do Avante (Seixal, 2-4 de Setembro), cujo pavilhão de ciência foi este ano dedicado à Química.

Na zona de demonstrações interactivas, estiveram presentes o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL (João Carlos Lima, João Sotomayor, entre outros) , com experiências dedicadas à Fotoquímica, Polímeros e Gastronomia Molecular, para além de outros temas.

Foram ainda proferidas as palestras "A História Química de uma Vela de Michael Faraday" (Sérgio Rodrigues e Filipa Oliveira, FCT-UC) e "Viva a Química" (ITQB-UNL, Carlos Romão). Houve ainda uma sessão sobre o Ano Internacional da Química e o Centenário da SPQ, com a presença do Prof. Rui Namorado Rosa (UE) e do Presidente da SPQ (Mário Nuno Berberan e Santos).

Para além das iniciativas em que a SPQ colaborou, incluindo (como consultora) uma excelente exposição em painéis ilustrados sobre a Química nos seus variados aspectos, que poderá ser requisitada por escolas interessadas, falou-se da "Química no Universo" (Máximo Ferreira e Ana Maria Dias) e o Núcleo de Estudantes de Física do IST também apresentou várias demonstrações relacionadas com Química.

A iniciativa foi sempre muito participada, tendo passado pelo pavilhão vários milhares de pessoas.

Publicado/editado: 08/09/2011