Menção honrosa na 42ª Olimpíada Internacional de Química

A equipa portuguesa obteve uma Menção Honrosa na 42ª Olimpíada Internacional de Química – IChO, que terminou hoje (27 de Julho) em Tóquio, Japão. O feito foi conseguido pelo Jorge Pedro Martins Nogueiro, finalista da Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança.



A equipa portuguesa que se deslocou ao Japão é ainda constituída pelos alunos Gonçalo Vitorino Bonifácio, da ES José Saramago (Mafra), Marta Cristina Neves Aguiar da ES de Homem Cristo (Aveiro), e Alexandre Faia Carvalho da ES/B3 de Peniche, além do Jorge Nogueiro, e foi acompanhada pelas docentes do Departamento de Química da Universidade de Aveiro que coordenaram a preparação, Amparo Faustino e Diana Pinto.



Pela primeira vez desde que iniciou a participação na competição (em 2003), a equipa portuguesa teve duas classificações acima dos 50% e uma Menção Honrosa. De referir que as Olimpíadas Internacionais de Química têm provas de elevado grau de exigência, com um programa de química de grande extensão, e o desempenho dos alunos é não só condicionado pela qualidade do ensino secundário de cada país mas também pelo número de anos de preparação específica.



No caso da representação de Portugal, a preparação dos participantes das Olimpíadas Internacionais e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Química está sedeada no Departamento de Química da Universidade de Aveiro desde 2002 e decorre tipicamente durante as pausas lectivas no ano que antecede a prova e após selecção dos participantes nas Olimpíadas Portuguesas de Química.



As Olimpíadas de Química são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química (www.spq.pt) com o patrocínio do Ministério da Educação e que visa (i) dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, (ii) proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as Universidades, e (iii) despertar o interesse pela Química, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

PRC - Coordenador Nacional das Olimpíadas de Química
Publicado/editado: 27/07/2010
PERIÓDICOS DE QUÍMICA
PRÓXIMOS CONGRESSOS


com o apoio

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013