Balanço do Mandato 2007-2009

Este mandato decorreu sob o signo da transformação e da mudança. Pela primeira vez, a SPQ teve um Secretário-Geral com sede profissional fora de Lisboa, o que foi possível com um novo modelo de funcionamento da Sede (mais recursos humanos e utilização de plataformas informáticas) e uma boa equipa de apoio em Lisboa.
Algumas mudanças foram opções, no sentido de criar ou aperfeiçoar as estruturas necessárias para suportar o desenvolvimento da SPQ – como a contratação de um funcionário para a Sede e a aposta no desenvolvimento dos serviços de apoio “em linha” –, outras foram impostas pelas circunstâncias, como a selecção de uma nova equipa de contabilidade e a mudança da localização da Sede para as instalações actuais. A designação de 2011 como Ano Internacional da Química (coincidindo com o 1º Centenário da SPQ) propiciou uma outra mudança significativa: a alteração do calendário de realização dos encontros da SPQ, com o Encontro Nacional a voltar aos ‘anos impares’ a partir de 2011.
Foi também um mandato que tentou uma mudança da imagem da SPQ - no seu interior (com maior ligação aos sócios) mas sobretudo para o exterior, com a participação activa nas organizações internacionais, a presença na comunicação social e a aposta em parcerias com outras instituições nacionais. E que iniciou – embora sem conseguir concluir – o processo de obtenção do Estatuto de Utilidade Pública pela SPQ.

(conheça o balanço detalhado no Boletim da SPQ de Janeiro-Março, brevemente em distribuição)

Publicado/editado: 10/04/2010