Encontros SPQ 2010 e 2011 - Novas datas e organização

O Conselho Directo da SPQ aprovou uma alteração da data da realização do XXII Encontro Nacional (EN) da SPQ, inicialmente previsto para 2010, para Março de 2011 - criando assim um evento marcante a nível nacional para as comemorações do Ano Internacional da Química e do 1º Centenário da SPQ.

De referir que a alteração da data do EN de 'ano par' para 'ano impar' permite também a futura realização de encontros conjuntos da SPQ e da RSEQ, tal como previsto no acordo celebrado entre estas sociedades ibéricas (ver Notícia nesta página).

A realização do EN em 'ano impar' (2011, 2013, 2015, ...) obriga à alteração correspondente dos encontros das Divisões e Grupos (D&G), de forma a mantê-los maioritariamente nos anos sem EN, ou seja, agora nos 'anos pares'.

Assim, os Encontros de D&G são re-organizados segundo três abordagens:
A) Os encontros que já se realizam em 'anos pares' mantêm o seu calendário (2010, 2012, ...). Este é o caso do Encontro de Química Terapêutica e do Encontro de Químicos Jovens.
B) Algumas D&G com Encontros previstos para 2011 optaram por um adiamento directo para 2012. É o caso da Divisão de Ensino e Divulgação da Química e da Divisão de Catálise e Materiais Porosos.
C) As restantes D&G integrarão o EN de 2011 que, dado seu carácter comemorativo, será organizado em simpósios (estrutura vulgarmente conhecida como 'estrutura ACS', por ser o modelo do encontro anual da American Chemical Society).
Optaram já por esta solução as Divisões de Química Orgânica, Química-Física, Química Inorgânica e Química Analítica.
As D&G que participem neste EN de 2011 poderão depois optar por continuar associadas ao EN de 2013, ou voltar à organização de encontro autónomo em 2012.


PRC

Publicado/editado: 29/12/2009