IUPAC - proposta para Códigos de Conduta

Na reunião da Assembleia Geral, que decorreu de 31 de Julho a 6 de Agosto 2009, em Glasgow, na Escócia-Reino Unido, a Presidência da IUPAC apresentou um projecto de código deontológico, sobre o qual se deverão pronunciar as NAOs (National Adhering Organizations).

Deste modo, a SPQ dá início a um período de cerca de um mês para consulta/discussão deste projecto da IUPAC. Os sócios poderão enviar os seus comentários para o email sede@spq.pt (Assunto: IUPAC – Códigos de Conduta).
No início de Outubro, serão reunidas as conclusões para aprovação no próximo Conselho Directivo da SPQ.

Numa primeira avaliação, a SPQ não manifesta qualquer objecção ao que está incluído nesta proposta. No entanto, foi sugerido por alguns sócios que o documento final deverá ser mais explícito na condenação das fraudes científicas, tais como a falsificação de resultados, a publicação ou exploração não autorizada de resultados obtidos por outrem, e a adulteração de relatórios de avaliação. Este é um tema que levanta preocupações crescentes a nível internacional e não deve ignorado pela IUPAC.

Naturalmente, a comunidade científica portuguesa não tem estado imune a este tipo de comportamentos, havendo alguns casos exemplares - divulgados “sotto voce” ou do conhecimento público [1-3] -, que não têm recebido o merecido repúdio das instituições e personalidades da Química em Portugal. Esta proposta da IUPAC é uma excelente oportunidade para um debate sobre os princípios éticos subjacentes à actividade científica e a sua transmissão às gerações em formação.


[1] http://web.archive.org/web/20010722021338/www.uc.pt/qfm/Recurso.html
[2] http://web.archive.org/web/20010716210700/www.uc.pt/qfm/Avalia.html
[3] http://www.spq.pt//files/docs/ LivroBranco_8A.M.PDF
“Livro branco do desenvolvimento científico e tecnológico português: 1999-2006”.
MCT, Lisboa, 1999.


Acesso ao documento com a proposta IUPAC de códigos de conduta em “outras informações”

PRC


ver mais

Publicado/editado: 03/09/2009