Final das Olimpíadas de Química Júnior 2009

Final Nacional

No ano passado, aquando da 4ª edição das Olimpíadas de Química Júnior a nível regional, a Sociedade Portuguesa de Química lançou um novo desafio, ou seja, a realização de uma Final Nacional, cuja 1ª Edição teve lugar teve lugar no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O gosto e o entusiasmo que acções deste tipo despertam motivaram o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a disponibilizar-se para organizar a 2ª Edição da Final Nacional das Olimpíadas de Química Júnior.

Assim, no dia 9 de Maio de 2009, o DQB-FCUL acolheu 20 equipas concorrentes, seleccionadas entre as melhores classificadas nas Semi-Finais Regionais.

Em estreita colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química, alojámos todos os alunos e professores acompanhantes provenientes das diferentes regiões do País no mesmo hotel. Tendo em vista minimizar custos, professores de escolas diferentes e alunos de equipas diferentes partilharam o mesmo quarto o que, desde logo, muito contribuiu para criar entre todos um verdadeiro espírito de família.

Para a Cerimónia da Abertura Oficial desta 2ª Edição da Final Nacional das Olimpíadas de Química Júnior foi exibido um filme, especialmente preparado para o efeito. A localização das várias escolas presentes era assinalada num mapa de Portugal e eram mostradas fotografias da equipa concorrente, da escola e da Região de origem.

Enquanto decorriam as provas, os professores acompanhantes, acompanhados por uma docente do DQB, puderam visitar o Museu da Ciência e o Laboratorium Chimico, situados nas antigas instalações da Faculdade de Ciências, na Rua da Escola Politécnica.

A abrir a Sessão de Encerramento da Final Nacional das Olimpíadas de Química Júnior 2009, a Vicentuna, tuna da FCUL, presenteou os participantes com um belíssimo espectáculo. A sala ainda vivia momentos de euforia com as reacções da assistência ao que a Vicentuna nos proporcionou quando se passou à divulgação dos resultados e entrega das medalhas, diplomas e prémios às três equipas melhor classificadas e respectivos professores acompanhantes, e prémios de participação e diplomas a todos os presentes.

Foram vencedoras desta 2ª Edição da Final Nacional das Olimpíadas de Química Júnior as seguintes Equipas:

Medalha de Ouro:
    Bernardo Pascoal Figueiredo
    Catarina Mendes Correia
    João Miguel Pimenta Pereira

Escola Básica 2, 3 Frei Estêvão Martins de Alcobaça
(Professor Acompanhante: Desidério Carreira Pires).


Medalha de Prata:
    Manuel Maria Pacheco do Valle Pereira Cabral
    Miguel Pereira Torres da Costa
    Tomás Barros de Azevedo

Grande Colégio Universal do Porto
(Professor Acompanhante: Lúcia Nunes Macedo).

Medalha de Bronze:
    Hugo Filipe Loureiro Cadilhe
    João Gonçalo de Almeida Piçarra Vasques
    Miguel António de Carvalho Veríssimo

Escola Básica 2, 3 Pedro Jacques de Magalhães de Alverca do Ribatejo (Professor Acompanhante: Maria Emília Bravo Cosinha Lopes Matos).

A oferta dos prémios a todos os olímpicos resultou do generoso patrocínio de várias empresas: Grupo Dias de Sousa Lda., Unicam – Sistemas Analíticos Lda., Banco Espírito Santo, Lidel – Edições Técnicas Lda., Livraria Escolar Editora, Porto Editora, Science4you, SASUL – Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa e ainda Sociedade Portuguesa de Química, Vicentuna, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Departamento de Química Bioquímica.

A concluir, um enorme agradecimento a todos os docentes, alunos e outros membros do DQB-FCUL, que contribuíram para que este dia 9 de Maio de 2009 tenha proporcionado a todos os participantes uma recordação que, certamente, jamais se apagará e a vontade de voltar a participar em iniciativas deste tipo.

    Maria Manuela Gomes da Silva Rocha
    Carlos Manuel Ferreira de Sousa Borges
    (Coordenadores das OQJ no DQB-FCUL)

Publicado/editado: 20/05/2009