233 escolas inscritas nas Olímpiadas de Química Júnior

São 233 escolas - com 1695 os alunos do 8º e 9º ano - inscritas para as Olimpíadas de Química Júnior, a realizar a 18 de Abril, em 10 universidades participantes.

Este número representa um novo máximo histórico de escolas inscritas, ultrapassando largamente as 211 registadas em 2008.

As equipas vencedoras nesta fase vão competir na Final Nacional, que este ano se realiza no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. De entre os finalistas serão seleccionados os representantes de Portugal nas European Science Olympiads (EUSO) de 2010.

As Olimpíadas de Química Júnior são uma iniciativa conjunta da SPQ e das universidades portuguesas, dirigida a estudantes e professores do ensino básico, que tem como objectivo a promoção e divulgação da Química. As actividades previstas nas várias instituições para o dia 18 de Abril incluem as provas “de observar e mexer” em Laboratório para os alunos concorrentes, e diversas actividades para alunos e professores, incluindo acções de formação, palestras, espectáculos, demonstrações, e visitas a laboratórios e museus de ciência.

Publicado/editado: 15/02/2009