Olimpíadas Júnior lançam a semente

Realizou-se no dia 9 de Abril a 1º Edição das Olimpíadas de Química Júnior a nível nacional, graças a uma promissora colaboração SPQ/Universidades. Durante um dia, cerca de 900 alunos do ensino básico (8º e 9º anos) participaram em actividades de divulgação da Química e em provas de avaliação de conhecimentos, em 11 Departamentos de Química, de norte a sul do país [UTAD, UMinho, UPorto, UAveiro, UCoimbra, UBI, ULisboa, UTL(IST), UNL(ITQB), UÉvora e UAlgarve].

Para além de realizarem as provas em laboratório - que são uma característica particular das Olimpíadas de Química Júnior -, os alunos concorrentes tiveram ainda oportunidade de participar nas diferentes actividades complementares preparadas por cada instituição: palestras, demonstrações, exposições, filmes 3D, jogos… actividades também apreciadas pelos professores que acompanharam as equipas (privados, claro está, de se envolverem nas provas).

As impressões até agora recolhidas são francamente positivas! O sentimento geral dos diversos organizadores é de satisfação com a participação dos alunos – motivados, curiosos, disciplinados, … -, os professores manifestaram o seu apreço pela iniciativa e muitos dos alunos deixaram bem expresso o desejo de voltar. E as Universidades estarão lá para os receber!

Publicado/editado: 13/04/2005