Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+ com novo recorde de participação

A edição de 2009 da Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+ decorreu no passado dia 20 de Janeiro nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança com a participação efectiva de 25 equipas (75 alunos)de 6 escolas do Distrito, o que representa um aumento de participação de alunos superior a 20% face ao ano passado e um novo recorde numa prova que tem verificado um aumento sustentado da participação de alunos e de escolas desde o seu arranque em 2006. A neve que apareceu mais uma vez este ano pelo Distrito de Bragança, apesar de ter condicionado a deslocação das equipas para o local de realização da prova (impedindo inclusive uma das escolas de se deslocar), não esmoreceu o entusiasmo com que os alunos se apresentaram para participar.
A prova consistiu na realização de componentes téorica e prática-laboratorial, envolvendo questões sobre matéria leccionada em Química até ao 10º ano. O regulamento desta Fase Regional determina que o prémio para as 3 melhores escolas é a oferta da deslocação e alojamento na Semifinal, a realizar na Universidade do Porto, prémio possível devido ao apoio incondicional dos patrocinadores do evento, a Câmara Municipal de Bragança e a Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Região de Bragança. As equipas que arrebataram a três primeiras posições são as seguintes:

Medalha de Ouro
Escola: ES/3 Emídio Garcia, Bragança
Professor responsável: Ana Cristina Ferreira
Equipa: Jorge Pedro Martins Nogueiro, 11º; Salomão Assis Campo Fernandes,11º; João Pedro Esteves Bragada, 10º

Medalha de Prata
Escola: EB2,3/S de Macedo de Cavaleiros
Professor responsável: Lília Braz
Equipa: Ana Filipa Gemelgo Correia, 11º; Cindy Clarisse Carvalho, 11º; Telmo Borges Coelho, 11º

Medalha de Bronze
Escola: ES/3 Miguel Torga, Bragança
Professor responsável: David Maltez
Equipa: Alberto João Teixeira, 11º; Ana Catarina Gonçalves, 11º; João Pedro Rodrigues, 10º

As restantes escolas participantes (ES/3 Abade de Baçal, Bragança; Colégio da Torre Dona Chama e EB2,3/S de Vila Flor) seleccionaram também na prova da Fase Regional de Bragança as suas equipas a inscrever na Semifinal.


Helder Gomes

Publicado/editado: 21/01/2009