Prata para Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Química

A equipa portuguesa obteve uma Medalha de Prata na XIII Olimpíada Ibero-americana de Química, que se realizou na Costa Rica, de 14 a 22 de Outubro.

A medalha de prata foi conquistada por Inês Maria Pacheco Soares Carneiro, da Escola Secundária da Maia. Nesta competição internacional participaram equipas representantes de 16 países, o maior número da história desta competição: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Panamá, Portugal, Venezuela e Uruguai. Cada país participa com uma equipa de até quatro estudantes, não universitários, com idade inferior a 19 anos,

Inês Maria Pacheco Soares Carneiro iniciou o seu percurso nas Olimpíadas de Química em 2007, nas competições nacionais, na semifinal na Universidade do Porto, em Março de 2007, representando a equipa da Escola Secundária da Maia. A sua equipa foi apurada para a Final na Universidade de Aveiro com a Medalha de Bronze. Na prova final, realizada a 5 de Maio, Inês Carneiro foi integrada no grupo de 10 seleccionados para as competições internacionais. A partir de Outubro de 2007, este grupo visitou regularmente a Universidade de Aveiro para receber preparação específica para as competições internacionais. O resultado obtido nas provas de seriação realizadas em Maio de 2008 permitiu-lhe integrar a equipa que se deslocou à Costa Rica.

De acordo com declarações da Prof. Amparo Faustino, uma das responsáveis pela preparação teórica e prática no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, os resultados agora obtidos reflectem o trabalho desenvolvido pelos alunos com a equipa da Universidade de Aveiro ao longo do ano. A delegação portuguesa, constituída pelos 4 alunos concorrentes e pelos 2 professores mentores (Clara Magalhães e Diana Pinto, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro), regressam a Portugal nesta quinta-feira.

PRC

Publicado/editado: 22/10/2008