Medalha Vicente de Seabra 2008

A Medalha Vicente de Seabra 2008 foi atribuída pela SPQ ao Doutor Manuel Fernando Ribeiro Pereira, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Doutor Manuel Fernando Ribeiro Pereira concluiu a Licenciatura em Engenharia Química na FEUP em 1994, e o Doutoramento em 1998, também na FEUP. Durante cerca de três anos esteve no CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, onde foi Coordenador da Unidade de Planeamento e Controlo de I&DT, tendo depois ingressado no corpo docente da FEUP, inicialmente como Professor Auxiliar Convidado. Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Química e investigador do Laboratório de Catálise e Materiais, Laboratório Associado LSRE-LCM, onde a sua principal área de investigação está centrada no desenvolvimento de materiais de carbono para aplicações em adsorção e catálise ambiental. Foi coordenador de cinco projectos de investigação financiados (ADI, FCT; EU), co-orientou um doutoramento, orientou dois Mestrados, dois alunos ERASMUS, três estágios industriais e orienta actualmente dois doutoramentos. Tem cerca de 40 publicações em revistas internacionais com mais de 600 citações, entre as quais se destaca o trabalho que actualmente é o Top Paper for Portugal in Chemistry (ISI Web of Knowledge, Essential Science Indicators): Carbon 37 (1999) 1379-1389.

A atribuição da Medalha Vicente de Seabra traduz o reconhecimento pela SPQ da elevada qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador de idade não superior a 40 anos.



José Luís Figueiredo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Química

Publicado/editado: 12/06/2008