Prémio Ferreira da Silva 2008

O Prémio Ferreira da Silva de 2008 foi atribuído pela SPQ à Professora Doutora Sílvia Marília de Brito Costa, Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico, atendendo à qualidade da sua investigação científica, assim como à sua projecção, tanto a nível nacional como internacional, e à sua contribuição para a criação de uma escola de fotoquímica molecular.

A Professora Sílvia Costa licenciou-se em Engenharia Química no IST, em 1964, tendo obtido o seu PhD na Universidade de Southampton, UK, em 1970.Realizou um pós-doutoramento na Royal Institution, Londres, UK, em 1971/72, após o que regressou ao IST como Professora Auxiliar (1972-1978), passando depois a Professora Associada (1978-1980) e, desde 1980, a Professora Catedrática.
A Professora Sílvia Costa contribuiu de modo muito significativo para o desenvolvimento da fotoquímica molecular no IST. Foi orientadora de treze teses de doutoramento, sendo muitos desses doutorados actualmente professores no topo da careira docente universitária em várias universidades portuguesas. A sua produção científica abrange mais de 150 publicações em revistas internacionais com arbitragem e um número igualmente elevado de comunicações em conferências. O trabalho do seu grupo de investigação tem tido um impacto científico relevante, tanto a nível nacional como internacional, constituindo uma referência na área da fotoquímica molecular, tendo continuado a abrir novos caminhos e a explorar novas ideias nas fronteiras da ciência. Tem sido convidada para proferir conferências em universidades e reuniões científicas nacionais e internacionais de renome, contribuindo para o prestígio e divulgação da ciência portuguesa.

A atribuição do Prémio Ferreira da Silva à Professora Sílvia Marília de Brito Costa constitui um justo reconhecimento, pela Sociedade Portuguesa de Química, da sua contribuição para o desenvolvimento da Ciência em geral, e da Química que se produz em Portugal, em particular.




José Luís Figueiredo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Química

Publicado/editado: 10/06/2008