Apurados os 27 finalistas da edição de 2008 das “Olimpíadas de Química+”

Já estão apurados os finalistas das “Olimpíadas de Química+ 2008”, após a competição que decorreu em Aveiro, Porto e Lisboa no passado dia 5 de Abril.

A edição de 2008 foi a mais participada de sempre, tendo contado com 106 Escolas inscritas, superando largamente os números dos anos anteriores (76 Escolas em 2006, 94 Escolas em 2007).

De acordo com a Prof. Diana Pinto, coordenadora da Semifinal de Aveiro, todas as equipas revelaram uma boa preparação para esta prova, tendo um grande número ultrapassado os 90% de respostas certas. No entanto, as equipas vencedoras conseguiram destacar-se, não havendo necessidade de recorrer a critérios de desempate.

Para as coordenadoras das Semifinais de Porto e Lisboa (Prof. Maria das Dores Ribeiro da Silva e Prof. Palmira Silva, respectivamente), a grande recompensa por todo o trabalho foi a simpatia e a satisfação manifestada por todos os participantes.

Como já é tradição das “Olimpíadas de Química”, para além das provas destinadas aos alunos, o programa contempla actividades formativas para os professores - conferências, actividades laboratoriais, oficinas (“workshops”), e outras – e actividades de componente lúdica e de divulgação da ciência para professores e alunos – nomeadamente, as sempre bem recebidas sessões de “demonstrações de reacções químicas”.

A Professora Lurdes Barreiros, que acompanhou a equipa da Escola Secundária do Fundão, fez questão de expressar a sua satisfação: “Foi excelente, para mim e para os meus alunos. Participo nas Olimpíadas de Química há vários anos e o programa de actividades está cada vez melhor”.

Vale a pena salientar a presença entre os finalistas de 3 Escolas que participaram na fase Regional das “Olimpíadas de Química+” (ES João de Deus – Faro, ES das Laranjeiras – Ponta Delgada, e ES Abade de Baçal – Bragança). De acordo com Paulo Ribeiro Claro (Secretário-Geral da SPQ) este resultado mostra que a realização de provas regionais facultativas foi uma boa aposta da SPQ, salientando a contribuição das instituições organizadoras para a promoção do ensino da Química nas respectivas regiões.

Os 27 alunos agora apurados vão disputar a Final nacional, a realizar no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, a 10 de Maio, numa competição individual que inclui uma prova teórica e uma prova prática laboratorial.

**** Lista dos Vencedores *****

Semifinal do Porto (Departamento de Química, Universidade do Porto)

Medalhas de Ouro
Escola D. Afonso Sanches - Vila do Conde
Miguel José Costa
Patrícia Alexandra Silva
Patricia Isabel Campos

Medalhas de Prata
Colégio dos Cedros – VN Gaia
Diogo Manuel Santos Teixeira
Francisco Carvalho Ferreira
Pedro José Dias Salvador

Medalhas de Bronze
ES Abade de Baçal - Bragança
Carlos Porrais
João Anes
Vítor Freitas

Semifinal de Lisboa (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)

Medalhas de Ouro
ES João de Deus – Faro
Tiago Miguel Afonso Ling
Simão da Cruz Nogueira
Gustavo Nuno Neves Pereira

Medalhas de Prata
ES/B3 de Coruche
Duarte Jorge Paulo Amaro
Micke Neves Rosado
Bárbara Joana Mestre Ribeiro

Medalhas de Bronze
ES das Laranjeiras – Ponta Delgada
João Nuno Piras Amaral
André Correia Magalhães Sousa
João Paulo Gomes Rosa

Semifinal de Aveiro (Departamento de Química, Universidade de Aveiro)

Medalhas de Ouro
ES/B3 Soares Basto - Oliveira de Azeméis
Diogo Miguel R. Pereira
Leandro Tiago M. Marques
Pedro Miguel Moura

Medalhas de Prata
ES de Domingos Sequeira
João Sousa
João Pereira
Cátia Faria

Medalhas de Bronze
ES/B3 de José Estevão
Inês Santana Oliveira
Mafalda Alexandra Santos
Maria Beatriz Ferreira



Publicado/editado: 04/04/2008