Solvay e Hovione lançam prémios científicos

SHIC´08 - Solvay & Hovione Ideas Challenge

A SOLVAY PORTUGAL e a HOVIONE, em parceria, desafiam os investigadores portugueses a apresentar projectos inovadores, no quadro de um concurso de ideias direccionado ao meio académico e aos centros de investigação públicos.

Esta iniciativa conjunta, designada por “Solvay & Hovione Ideas Challenge” (SHIC’08), deseja promover a inovação no País, posicionar aquelas empresas industriais como parceiros activos do meio académico e distinguir projectos susceptíveis de gerar valor nas áreas da engenharia química, química, materiais, ambiente, química fina e desenvolvimento farmacêutico.

O concurso, cuja candidatura decorrerá entre 1 de Fevereiro e 30 Setembro, conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, do Colégio de Engenharia Química da Ordem dos Engenheiros, do Colégio de Especialidade em Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos e da Agência de Inovação, entidades com as quais foram celebrados protocolos de cooperação.

Serão atribuídos dois prémios no valor de 10 mil euros cada (cinco mil a título pecuniário e o restante como financiamento imediato do projecto) e às candidaturas vencedoras serão proporcionadas oportunidades de contacto privilegiado com a comunidade empresarial.
O SHIC’08 será aberto a projectos inovadores em duas plataformas.

* O prémio Solvay distinguirá ideias, produtos ou processos inovadores preferencialmente nas áreas dos produtos de base inorgânica, electroquímica e química do cloro e flúor, peroxidados e detergência, polímeros, energias renováveis, química sustentável e electrónica.
* O prémio Hovione orienta-se para a inovação na produção em “batch”, novos métodos na produção industrial de APIs (Active Pharmaceutical Ingredients), química verde com aplicação na produção de APIs, supergenéricos, engenharia de partículas, nanotecnologia e inalação pulmonar.


O concurso destina-se a docentes, investigadores e estudantes de universidades e institutos públicos, devendo as candidaturas ser formalizadas através do website www.shic2008.com. O júri de avaliação, composto por personalidades de reconhecido mérito e por representantes das duas empresas e dos parceiros institucionais, divulgará a sua selecção em sessão pública prevista para Novembro.


A Solvay é um grupo químico e farmacêutico internacional, com sede em Bruxelas. Emprega 29 mil pessoas em 50 países. Em 2006, realizou um volume de negócios de 9,4 mil milhões de euros, gerado por três sectores: Químico, Plásticos e Farmacêutico. No complexo de Póvoa de Santa Iria, a Solvay produz químicos de base para as indústrias do vidro, pasta e papel, detergência e química, entre outras, sendo responsável por quase 300 postos de trabalho directos e 200 indirectos. Mais informação em www.solvay.pt.



A Hovione é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, especializada no fabrico de substâncias activas farmacêuticas, fundada em 1959. Em 2006, registou um volume de negócios de US$93.7m (70,2 milhões de euros). Com fábricas em Loures, Macau e New Jersey (EUA), a empresa emprega 625 profissionais, tem presença a nível mundial e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do Mundo. Mais informação em www.hovione.pt e www.hovione.com.

ver mais

Publicado/editado: 06/02/2008