Pela primeira vez... nos Açores!

O Departamento de Ciências Tecnologias e Desenvolvimento e a Escola Secundária Domingos Rebelo, com o apoio da Reitoria da Universidade dos Açores, organizaram em Ponta Delgada, no passado dia 19 de Janeiro, a fase regional de selecção das Olimpíadas Portuguesas de Química (10.º e 11.º anos).

Estas olimpíadas são uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química, que decorre em várias etapas de selecção (Fase Regional, Semi-Final e Final). Pretende-se com este evento despertar o interesse pela Química, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas e proporcionar ainda aos estudantes uma experiência única de intercâmbio inter-ilhas e a nível nacional.

A fase regional de selecção consistiu em duas provas, nas quais foram propostos problemas teóricos (prova teórica) e práticos (prova prática) de Química. Participaram dez equipas, saindo vencedora a equipa da EBS da Madalena que irá representar a Região Autónoma dos Açores na Semi-Final em Lisboa, no próximo mês de Abril. A escola EBS da Madalena concorreu com uma equipa formada por três alunos, Daniel Jorge (10.º CT), Miguel Neves e Nathan Jorge (11.º CT), acompanhados pela professora Marta Oliveira.

Publicado/editado: 29/01/2008