Fase Regional do Algarve, Balanço e resultados

Pelo terceiro ano consecutivo na Universidade do Algarve decorreu, no dia 15 de Janeiro de 2008, a fase regional das Olimpíadas de Química+. Participaram 87 alunos de 9 escolas secundárias de Almodôvar, Tavira, Quarteira, Santiago do Cacém, Faro, Loulé e Portimão. Nesta edição houve um aumento da participação de escolas, alunos e professores, numa clara demonstração de maior motivação de professores e alunos que quiseram vir à nossa Universidade para realizar a fase regional do Algarve das Olimpíadas de Química+.
Durante duas horas as 29 equipas de três alunos distribuíram-se por laboratórios de aulas do Departamento de Química, Bioquímica e Farmácia para resolver problemas práticos e questões teóricas incidindo sobre a matéria leccionada em Química até ao 10º ano.
Depois de um almoço na cantina, seguiu-se a sessão de divulgação de resultados no Anfiteatro Azul da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A equipa vencedora veio da Escola S. João Deus de Faro, composta pelos alunos Tiago Miguel Afonso Ling, Simão da Cruz Nogueira e Gustavo Nuno S. Neves Pereira. O primeiro prémio será a deslocação desta equipa à semifinal, oferecida pela Reitoria da Universidade do Algarve. Todos os participantes receberam lembranças oferecidas pela Plátano Editora e SPQ, um lanche oferecido pelo Departamento de Química Bioquímica e Farmácia e um almoço oferecido pela Sociedade Portuguesa de Química.

ver mais

Publicado/editado: 29/01/2008