Olimpíadas Júnior - Primeira edição das Olimpíadas Júnior a nível nacional

A realização das Olimpíadas de Química para o ensino básico a nível nacional tinha já sido anunciada no número anterior do “Química”. De qualquer modo, não é demais salientar que, depois da experiência bem sucedida na UA em 2004, só foi possível avançar para uma realização a nível nacional graças ao grande empenhamento dos Departamentos de Química das universidades portuguesas.
Na data de publicação desta notícia é já possível contabilizar 108 inscrições distribuídas pelo conjunto das instituições participantes, num total de mais de 700 alunos (o número total de alunos vai depender da capacidade de acolhimento de cada instituição, que determina o número de equipas por Escola).
Este número de Escolas inscritas é muito satisfatório para um ano de arranque, num nível de ensino onde as Olimpíadas de Química são ainda novidade. É de esperar (recear?) que o número cresça nos próximos anos...
Os resultados finais da prova (9 de Abril) deverão ser encontrados nos “sítios” da internet dos Departamentos de Química participantes.

Publicado/editado: 02/03/2005