Aprovada a criação dos novos Grupos “Químicos Jovens” e “Química Terapêutica”

O Conselho Directivo da SPQ, reunido no passado dia 8 de Dezembro nas instalações do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, aprovou por unanimidade as propostas de criação de dois novos Grupos de interesses científicos: o “Grupo de Química Terapêutica / Medicinal Chemistry” e o “Grupo de Químicos Jovens”.

Com a criação do Grupo de Química Terapêutica – proposto por um conjunto de 74 sócios efectivos da SPQ – a SPQ passou a abranger mais uma área de importante desenvolvimento científico e formalizou a sua inscrição como membro da European Federation of Medicinal Chemistry (EFMC). Entre os planos do novo Grupo, salienta-se a realização do seu congresso nacional já em Novembro de 2008, a organização de escolas de verão, e a candidatura à organização do Congresso Europeu da EFMC em 2012.

O Grupo de Químicos Jovens vem ao encontro de uma aposta da actual Direcção, que pretende assim alargar a sua actividade junto dos mais jovens. Para além do desenvolvimento de novas actividades destinadas aos jovens do ensino básico e secundário, os proponentes do Grupo pretendem dar início a um ciclo de congressos onde os principais intervenientes sejam os estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento – que terão assim “um espaço privilegiado para divulgar os seus resultados, interagir com outros jovens cientistas e ampliar os seus conhecimentos” (excerto da proposta de criação do Grupo). O primeiro congresso poderá realizar-se já em finais de 2008.
Através deste Grupo a SPQ passará também a fazer parte da European young Chemists Network, da EuCheMS.

Publicado/editado: 08/12/2007