IUPAC propõe 2011 como Ano Internacional da Química

A IUPAC – União Internacional de Química Pura e Aplicada – anunciou na sua página da internet que vai formalizar junto da UNESCO a proposta de designação de 2011 como Ano Internacional da Química.
Esta data coincide com a comemoração dos 100 anos da fundação da Sociedade Portuguesa de Química.

Numa missiva enviada a 24 de Agosto a todas as Organizações Nacionais Aderentes e Associadas dos 5 continentes, o Presidente da IUPAC pediu o apoio de todos para o sucesso desta iniciativa, salientando que esta é “uma oportunidade única na vida” para que as sociedades científicas nacionais e regionais, os educadores, e as associações industriais, entre outros, se juntem para “elevar o reconhecimento da Química em todo o mundo” e para comunicar à sociedade “a importância central da Química em todos os aspectos da vida moderna”.

A IUPAC é uma organização científica não governamental verdadeiramente mundial, que conta actualmente com 51 Organizações Nacionais Aderentes e 19 Organizações Nacionais Associadas, espalhadas pelos 5 continentes (http://www.iupac.org/).
Com esta proposta, a IUPAC pretende dar uma contribuição relevante para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) das Nações Unidas (2005-1014) e salientar o inestimável contributo da Química para a realização dos “Objectivos do Milénio”. A declaração de 2011 como Ano Internacional da Química tem como objectivos imediatos:
● Servir de ponto focal para as actividades das sociedades químicas nacionais, instituições educacionais e organizações não-governamentais.
● Aumentar o conhecimento (e o reconhecimento) do papel da Química pela Sociedade
● Promover o contributo da Química para a solução dos problemas globais
● Aumentar o envolvimento dos jovens nas disciplinas científicas
● Actuar como catalisador de cooperações internacionais.

A Sociedade Portuguesa de Química – que é Organização Nacional Aderente da IUPAC desde 1924 – deu já início ao processo de recolha de apoios, nomeadamente através do contacto com o Comissão Nacional da UNESCO e com a Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris.
Por uma feliz coincidência, no ano de 2011 a Sociedade Portuguesa de Química celebra o seu centésimo aniversário – foi fundada em 28 de Dezembro de 1911 – o que torna esta iniciativa da IUPAC particularmente atraente ao nível das actividades nacionais.
Tomando como exemplo recente o Ano Internacional da Física, em 2005, a SPQ espera conseguir um apoio significativo para esta iniciativa.

A decisão da UNESCO, que será conhecida na 34ª Conferência Geral desta organização, a realizar em Paris, de 16 de Outubro a 3 de Novembro deste ano, precede o pedido às Nações Unidas para que declarem 2011 com Ano Internacional da Química.



ver mais

Publicado/editado: 27/08/2007