Olimpíadas de Química 2007 com participação recorde

Com a realização da Final das Olimpíadas de Química.mais no dia 5 de Maio, no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, termina a edição de 2007 das Olimpíadas Portuguesas de Química.

No seu conjunto, as Olimpíadas Portuguesas de Química – que incluem as Olimpíadas de Química Júnior e as diversas fases das Olimpíadas de Química.mais – envolveram este ano a participação de 1647 alunos nas competições realizadas em instituições de ensino superior. A estes devem somar-se todos aqueles que participam em fases de selecção de equipas nas suas escolas, mas que não são apurados. Embora seja difícil contabilizar estes participantes, as informações recolhidas junto de alguns professores sugerem que o valor médio do número de participantes nas escolas é pelo menos o dobro do número de participantes apurados. Uma estimativa que coloca ao número total de participantes nas Olimpíadas Portuguesas de Química acima dos 3000!

Evidentemente, os alunos não organizam as competições nas escolas, nem aparecem sozinhos nas fases finais... O entusiasmo dos professores do ensino básico e secundário é evidentemente o elemento fundamental deste sucesso crescente das “Olimpíadas de Química”. Se o número total de escolas participantes ultrapassou este ano as 250, o número total de professores que acompanharam os seus alunos em alguma fase da prova ultrapassou os 500.

Publicado/editado: 02/05/2007