SPQ atribui Prémios Ferreira da Silva e Vicente Seabra

O Prémio Ferreira da Silva 2006 foi atribuído ao Professor José Artur Martinho Simões. José Artur Martinho Simões é Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorado em Engenharia Química pelo IST, ao longo da sua carreira têm vindo a investigar em diversas áreas da Química, tendo-se distinguido em particular na área da Termoquímica. Foi Presidente e Secretário Geral da SPQ, Presidente do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL, Coordenador do centro de Química e Bioquímica da FCUL, entre outros cargos.
Para mais informação:
http://www.dqb.fc.ul.pt/docentes/jams

A Medalha Vicente Seabra foi atribuída ao Professor João Sérgio Seixas de Melo. João Sérgio Seixas de Melo é Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Coimbra. Doutorado pelo IST (Fotoquímica), a sua investigação tem sido efectuada na área dos polímeros hidrofobicamente modificados, polímeros e oligómeros orgânicos conjugados, assim como macrociclos capazes de sinalizarem catiões ou aniões.
Para mais informação:
https://woc.uc.pt/quimica/person/ppgeral.do?idpessoa=23

O Prémio Ferreira da Silva foi instituído pela Sociedade Portuguesa de Química em 1981, sendo atribuído bianualmente durante o Encontro Nacional da SPQ. Este Prémio é concedido a um químico português que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas.

A Medalha Vicente Seabra destina-se a premiar a alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador de idade não superior a 40 anos.

Publicado/editado: 11/12/2006