Capa
Volume 28 / Número 1 a 4
1986
Descarregar revista

Estudo de ressonância de quadripolo nuclear de brometos e iodetos de anilinio. O parâmetro de assimetria n (para X = I) e a fracção de carácter iónico da ligação do halogeneto foram estimados para estes compostos e os resultados obtidos demonstraram a ocorrência de polarização da ntivem electrónica do halogeneto, o que foi interpretado considerando a possível formação de ligações de hidrogénio N± H ... X- com carácter electrostático predominante. Observaram-se ainda dependências lineares, que são objecto de discussão, entre P e as constantes a de Hammett para os substituintes em posição para e meta.


As centrais nucleares, através dos seus efluentes líquidos, rejeitam para o meio ambiente uma grande variedade de radionuclidos. Esses efluentes quando lançados, quer na rede hidrográfica (rios, lagos, etc.), quer no mar, podem sofrer diferentes graus de diluicão e transformações físico-químicas.
A dependência da densidade na condutibilidade térmica do tolueno. Este trabalho descreve uma nova interpretação da dependência da densidade da condutibilidade térmica do tolueno ern termos de uma equação baseada no modelo de van der Waals para um fluido denso.
Estudo do sistema Ni(11)-2-(0-hidroxifenillminometil) pirrol. Determinação de Ni(11) A base de Schiff 2-(o-Hidroxifeniliminometil) pirrol reage com o ião Ni(II) dando um complexo vermelho na proporção estequiométrica 1:1 (x max = 500 nm; E = 6.3 X 103 dms.mol—l.cm-1). Estudaram-se as condições óptimas para a formação do complexo e propõe-se um método para o doseamento de Ni(11) no intervalo 1-12 ppm. Sugere-se, também, um método para a identificação de Ni(II) (limite de identificação = 0,2 lig), fundamentado na retenção do produto da reacção entre 2-(o-hidroxifeniliminometil) pirrol e Ni(II) por uma resina permutadora de iões.
The properties of Ti (III) halides as acceptor are nowadays well known [1, 2], since, twenty years ago, Cotton [3] was able to stabilize compounds of the type T1 X,,nL.
Um modelo teórico simples para a barreira de energia de reacções unimoleculares. Aplica-se um modelo de intersecção de estados para o cálculo de barreiras de energia em termos de parâmetros termodinâmicos, geométricos e de ordem de ligação, ao calculo de na isomerizagão do ciclopropano, isocianeto de metilo e na dissociação do ciclobutano.
O papel da ordem de ligação e da entropia dos estados de transição nas reacções de transferência de electrões. Parte 1— Processos de transferência de electrões de camada externa. A utilização da teoria de Marcus no cálculo das barreiras de energia das reacções de transferência de electrões é examinada criticamente e, perante as dificuldades desta teoria em explicar algumas destas reacções, propõe-se um modelo teórico alternativo.
O papel da ordem de ligação e da entropia, dos estados de transição nas reacções de transferência de electrões, Parte 2 — O efeito da energia da reacção nas transferências de electrões de camada externa e interna. O modelo de intersecção de estados, desenvolvido inicialmente para o estudo de reacções em fase gasosa, foi aplicado ao estudo de reacções de transferência de electrões em solução. As barreiras de energia são controladas por comprimentos e constantes de força das ligações metal-ligando e pelas ordens de ligação e entropia dos estados de transição.
O papel da ordem de ligação e da entropia dos estados de transição nas reacções de transferência de electrões. Parte 3 — «Relações-cruzadas» nas reacções de transferência de electrões. O uso das «relações-cruzadas» da teoria de Marcus para estimar constantes de velocidades de reacções de transferência do electrão, em especial de Co3; dá por vezes valores muito superiores ao experimental. Este desacordo é interpretado, pelo modelo de intersecção de estados, como devido a um aumento da separação das curvas de energia potencial quando diminui.
O papel da ordem de ligação e da entropia dos estados de transição nas reacções de transferência de electrões. Parte 4— Reacções electroquimicas e a assimetria dos gráficos de Tafel entre as regiões anódica e catódica. As barreiras de energia livre das reacções electroquímicas de transferência de electrões são dominadas pela reorganização da primeira camada de coordenação de iões metálicos.
Influência das condições de calcinação nas propriedades cataliticas de NiH mordenite na dismutação do tolueno. A reacção de dismutação do to/ueno foi estudada sobre NiH mordenites após calcinação sob ar seco e sob ar húmido. A presença de vapor de água durante a calcinação tem um efeito altamente positivo, pois aumenta a actividade, a selectividade em aromáticos e a estabilidade do catalisador NiH mordenite, o que pode ser explicado pela formação de centros activos super ácidos.
Uso das vibrações de elongação carbono-hidrogénio do espectro de Raman no estudo de interacções laterais em compostos de n-dodecilo. Por análise da frequência e intensidade relativa das bandas devidas às elongações carbono-hidrogénio do espectro de Raman, procura estimar-se o grau de ordem intra- e inter-molecular das cadeias hidrocarbonadas de alguns compostos de n-dodecilo em diferentes estados de cristalinidade.
Realizou-se urn estudo sobre a composição química, características estruturais e propriedades adsortivas de amostras de diatomitos de jazigos de Rio Maior e de libidos.
Apresentam-se resultados experimentais de RMN de 1H e de 11C para os agentes anti-úlcera gástrica Cimetidina e Ranitidina em solução aquosa a vários valores de pH bem como ern DMSO-d8 , os quais são interpretados em termos de equilíbrios ácido-base, tautoméricos e configuracionais. Investiga-se também a interacção destes fármacos com os iões A11+ e Mg2+, em relação com os efeitos observados de anti-ácidos sobre a absorção gastrointestinal daquelas drogas.
Algumas reacções de isocianatos de acilo a, b-insaturados Foram estudadas reacções de adição nucleófila de (minas aromáticas e heteroaromáticas a isocianatos de acilo b-insaturados. O produto de reacção 12 foi transformado em derivados de pirazolo [1,5-al-s-triazina, de pirazolo (1,5-0-as-triazina e de cumarina.
Mapas de metastáveis: espectrometria de massa bidimensional num instrumento de geometria inversa. Neste trabalho apresenta-se uma análise de mapas de metastáveis obtidos em espectrómetros de massa de focagem dupla, e faz-se uma descrição detalhada da técnica na sua aplicação a um instrumento de geometria inversa.
Neste artigo analisam-se os métodos utilizados no cálculo de velocidades especificas de reacções de 2. ordem, suas condições de aplicabilidade e incertezas associadas. Estuda-se, em particular, a reacção de Menschutkin do iodeto de etilo com a trietilamina em butano1-2.
Discute-se a calibração do eléctrodo de vidro (acoplado a um eléctrodo de referência com junção liquido-líquido) em função de pc H , usada para a determinação de constantes de formação, pondo-se em evidência as limitações de ordem prática da sua realização por titulações de ácidos muito fortes, fortes ou intermédios com base muito forte; discute-se o comportamento do eléctrodo de vidro ern comparação com o de outros eléctrodos selectivos de iões.