Capa
Série III / Anno 12 / Número 2
1937
Descarregar revista
Na Alemanha, minha pátria, realizou-se o ano passado (1936), durante os dias 7 a 11 de Julho (segunda-feira até sábado), um congresso de químicos alemães que foi denominado «Reichstreffen der Deutschen Chemiker», cuja tradução literal é Encontro imperial dos químicos alemães. A. organização e os preparativos dêste encontro tinham a largueza e precisão actualmente usadas na terra que antigamente se chamava a terra dos poetas e pensadores: eram simplesmente colossais. O lugar escolhido foi a cidade de Munich com cerca de 750.000 habitantes, aproximadamente a população de Lisboa. Munich tem importância especial para os alemães, porque é o berço, a cuna do movimento hitleriano, que libertou a Alemada ignomínia do tratado de Versalles, lhe restituiu a liberdade de dispôr da sua força militar e de regular a sua política interna e externa, segundo as suas próprias conveniências, determinadas e indicadas pela vontade férrea do seu ditador, o Führer e chanceler Adolfo Hitler.
Estudo das proteínas do leite por ultra-centrifugação e por electroforese. I. Introdução e resultados preleminares com fracções de leite desnatado; Isolamento dum pigmento amarelo, a uro-pterina, a partir da urina humana; Sôbre a determinação do cloro livre na água com a ajuda da dimetil-p-fenilenadiamina; Doseamento dos cloretos nos lfqnidos biológicos pelo emprêgo de indicadores de adsorção. Emprêgú do azul de difenilamina para a micro-determinação volumétrica dos cloretos na urina e nos filtrados sanguíneos; A presença de enxôfre no gaz de iluminação como causa de erro nos trabalhos analíticos; Causas de êrro na pesquisa do amoníaco nas águas de consumo, com o reagente de Nessier; Estudo da essência da resina do Fistacia tere-binthus; Sobre um método prático de identificação de alguns hipnóticos nas vísceras; Doseamento do ácido hipúrico no sangue; Comparação do ensaio pelo reagente de Nessier com outros ensaios para pesquiza de aldeído no éter; Modificação do ensaio pelo reagente de Nessier para pesqnizar aldeídos no éter; Identificação do cobalto em presença de outros cationtes; Doseamento do enxôfre nos minerais de ferro; A reacção nitrocrdmica e sua aplicação para avaliar pequenas quantidades de álcool; A inconveniência do material de platina em análises de águas; Conservação das soluções padrões de ácido oxálico e de oxalato de sódio; Pesquisa dos ácidos nitroso e nítrico nas águas potáveis; Estudo das aplicações da 5-metil-8-oxiquinoleina; Doseamento dos cloretos - Modificação ao processo de Volhard; Doseamento do cloro activo nas soluções de hipoclorito por titulação directa por meio do tiosulfato de sódio; A análise cromatográfica e suas aplicações; Doseamento de pequenas quantidades de nitratos na água por meio da difenilamina;
Sétimo Relatório da Comissão dos Pesos Atómicos da União Internacional de Química - 1937; Nomenclatura e notação química a empregar no ensino secundário e profissional; Relatório da actividade da Dechema (Deutsche Oesellschaft für Chemisches Apparatewesen); O 50.o Aniversário da Sociedade Química da Bélgica; O II Congresso Mundial do Petróleo; Fábrica de cauchfi sintético
Recentemente tem-se aconselhado o emprego do brometo de metilo para extinguir os incêndios, o qual é considerado superior ao tetracloreto de carbono, com a vantagem de se empregar menor quantidade, porém tem o inconveniente de ser mais caro. Parece sobretudo vantajoso para ser empregado contra incêndios nos aviões, nos quais a economia de pêso e espaço tem especial importância. (Nouvelles de la Chimie - Junho 1937).
Prof. V. Villavecchia. Faleceu em Roma a 20 de Maio êste notável químico italiano, fundador dos Laboratórios de Química das Alfândegas italianas, na direcção dos quais se conservou até 1933. Foi professor durante vários anos no «Instituto Superiore di Ccienze Economische e Commercial!» em Roma onde regeu o curso de Merceologia. Publicou um excelente tratado de análise química aplicada cuja 3.a edição apareceu em 1936.
Livros e revistas recebidos