Capa
Série II / Número 125 / Volume
Junho 2012
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P655
No primeiro semestre deste ano temos observado com alguma preocupação o aumento progressivo da taxa de desemprego no nosso país, tendo atingido no final do mês de março o valor record de 15,3%, segundo dados do Eurostat, incidindo sobretudo sobre os mais jovens.

No primeiro semestre deste ano temos observado com alguma preocupação o aumento progressivo da taxa de desemprego no nosso país, tendo atingido no final do mês de março o valor record de 15,3%, segundo dados do Eurostat, incidindo sobretudo sobre os mais jovens.


Pelo sétimo ano consecutivo, a Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+ realizou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no dia 31 de janeiro.
No passado dia 14 de abril realizaram-se, por diversas cidades do país, as semifinais das Olimpíadas de Química Júnior.
A terceira edição do Portuguese Young Chemists Meeting realizou-se no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), de 9 a 11 de maio de 2012.

Realizou-se, nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2012, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), a WILS 2012, uma Workshop Internacional subordinada ao tema Líquidos Iónicos (LIs) – Sementes para Novas Aplicações em Engenharia.


Decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre 31 de março e 5 de abril de 2012, a conferência “18th International Conference on Solid Compounds of Transition Elements” (SCTE2012).
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da SPQ atribuiu no passado dia 10 de maio o Portuguese Young Chemists Award (PYCA) 2012, com o objetivo de premiar a investigação desenvolvida na área da Química por jovens investigadores durante o seu doutoramento, dando especial relevância ao impacto desta investigação na Sociedade.
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) promoveu este ano a primeira edição do concurso ChemRus – Química Online, direcionado para alunos de Química do Ensino Secundário.
Sendo a SPQ membro da EuCheMS (European Association for Chemical and Molecular Sciences) e estando representada na Food Chemistry Division (FCD) da referida associação, foi recentemente criado um novo endereço de e-mail (dqalim@spq.pt) com o objetivo de proceder à divulgação de notícias da FCD-EuCheMS, bem como contribuir para um contacto de maior proximidade com os sócios.
Decorreu, de 9 a 11 de maio de 2012, o 3.º Encontro do Grupo de Químicos Jovens (ver notícia sobre o evento na página 10). Como Secretário Geral da SPQ, não posso deixar de me regozijar com o empenho e dedicação que a Ana Rita Figueira, a Inês Rocha, a Juliana Oliveira, a Marisa Rocha, a Ana Sofia Rodrigues, a Inês Valente (estudantes de doutoramento), o João Martins, a Christiane Santos (estudantes de mestrado), a Joana Reis e o André Barbosa (bolseiros de investigação) colocaram na realização deste evento.
No passado dia 3 de maio de 2012, o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto teve o enorme prazer de escutar o Professor Watson Loh.
Pelas 17h30min do passado dia 9 de fevereiro, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária da SPQ, no preciso local onde, um século antes, a sociedade fora fundada (chamando-se então Sociedade Chimica Portugueza). A convocatória da reunião encontra-se reproduzida abaixo.
Foi no número 120 do QUÍMICA que lançamos o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA (AIQ) em simultâneo com as comemorações dos 100 ANOS de SPQ, 1911-2011.

A Sociedade Portuguesa de Química encarregou o seu Grupo de História da Química de rever a tradução portuguesa do Traité Élementaire de Chimie.


Em homenagem à SPQ pelo seu centenário, o consórcio editorial Chem-PubSoc Europe (CPSE), que congrega 16 sociedades químicas europeias (de 15 países) e a editora Wiley-VCH, realizou desta vez a sua reunião anual em Lisboa.


Num universo de algumas dezenas de milhões de moléculas conhecidas, era de esperar que existisse uma, cuja designação comum através de uma sigla de 3 letras fosse SPQ.


Na sequência do apresentado nos últimos anos, voltamos a divulgar os projetos editoriais a adotar, para vigorarem por um período de seis anos, a partir do inicio do ano letivo 2012/2013, na disciplina de Ciências Físico-Químicas do 7.º Ano.
O presente volume é fruto da experiência pedagógica de um grupo de docentes do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

Armando Tavares da Silva doutorou-se em Engenharia Química pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), em 1967. Foi docente do Instituto Superior Técnico e Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Aposentado em 2002, dedica-se à investigação histórica.


Eu não sou poeta! Mas sou poeta porque todos somos poetas. Se me perguntarem porque escrevo poesia responderei pronto, como respondo a algumas perguntas de química: não sei mas vou querer saber...
O impacto que as doenças cardiovasculares têm na saúde pública pode bem ser traduzido pelos 17,3 milhões de mortes por ano, correspondendo à principal causa de morte a nível mundial
O equilíbrio de sublimação consiste no equilíbrio termodinâmico estabelecido, a uma determinada temperatura, entre as fases sólida e gasosa de uma substância pura, estando já bem compreendido pela comunidade científica.
Quando tanto se fala em poluição atmosférica e alterações climáticas, depressa nos questionamos como é que estes dois aspetos se relacionam entre si e connosco seres humanos.
Após a 2ª Grande Guerra começa a reconhecer-se para a ciência uma forte função social e a Química, que já havia desempenhado papel de relevo na industrialização tecnológica do século XIX, vai surgir progressivamente desagregada em subdisciplinas, como uma ciência de serviço, vindo a tornar-se a ciência central no contexto e hierarquia de todas as ciências.
O arsenito de cobre, obtido originalmente há quase 240 anos, e popularizado sob o nome de “verde de Scheele”, ainda hoje é um tema que suscita interrogações quanto ao curso das aplicações que a sociedade emergente da revolução industrial lhe reservou, as quais estiveram na origem de um fenómeno de intoxicação com arsénio à escala global.
O uso da radiação de micro-ondas como fonte de energia para a realização de transformações químicas tem sido extensivamente investigado durante os últimos anos, mas também tem levantado alguma controvérsia.
A proteção da saúde dos trabalhadores expostos a diversas substâncias químicas constitui uma preocupação constante no âmbito da saúde ocupacional.
A capacidade da química para atrair a atenção dos jovens reside essencialmente no seu carácter experimental. As transformações proporcionadas pelas reações químicas são uma fonte inesgotável de fascínio, surpresa e descoberta.

A utilização do computador e da internet está generalizada entre os atuais alunos do 3.º ciclo. Os “nativos digitais” que hoje se sentam nos bancos da escola gostam de usar computadores [1] e usam-nos em diversos contextos, dentro e fora de aula


Na primeira atividade propõe‐se investigar as estranhas características de um fluido não‐Newtoniano: parece um líquido mas também parece um sólido ... o que está a acontecer? Na segunda atividade vamos fazer uma fibra a partir de um polímero. Alguns polímeros são constituídos por cadeias longas que podem ser puxadas e enroladas em forma de fibras, será que conseguimos?