Capa
Série II / Número 119 / Volume
Dezembro 2010
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P649
O ano 2010 chega ao fi m, é por isso tempo de balanços e de previsões para o novo ano que se aproxima. Se pudermos caracterizar 2010 com uma só palavra, a maioria dos portugueses optarão por “crise”.
Mais uma vez, os estudantes de química portugueses viram o seu desempenho na Olimpíada Ibero-americana de Química recompensado com medalhas e menção honrosa.
Durante o ano de 2010, o Grupo de Químicos Jovens (GQJ) esteve envolvido em várias actividades que muito contribuíram para dinamizar e aproximar a comunidade de jovens químicos portugueses.

Presidido e nomeado pelo Presidente da SPQ, de acordo com o Regulamento, o júri constituído para a avaliação das candidaturas reuniu em Lisboa, na sede, em 27 de Outubro


Na 1ª fase de acesso ao ensino superior de 2010, os cursos de licenciatura e mestrado com a designação de “Química” (Ensino de Física e Química, Bioquímica, Engenharia Química e Química (inclui Química Aplicada, Química Industrial e Química Tecnológica)) preencheram 1224 vagas das 1400 disponíveis, o que representa um aumento de cerca de 3.8% no número de alunos relativamente ao ano anterior.
O 3º Congresso Europeu de Química, organizado pela European Association for Chemical and Molecular Sciences(EuCheMS), decorreu no centro de congressos de Nuremberga entre os dias 29 de Agosto e 2 de Setembro e foi um sucesso em toda a linha
No passado mês de Agosto decorreu em Regensburg (Alemanha), no Instituto de Química Orgânica, o 2nd Young Investigator’s Workshop.
O recém criado prémio Europeu “The European Sustainable Chemistry Award”, uma iniciativa da EuCheMS, foi atribuído ao Professor Doutor Matthias Beller, Director do Leibniz Institute for Catalysis (LIKAT) situado em Rostock, Alemanha, pelo seu trabalho excepcional na área da catálise homogénea.
Atribui-se ao físico Rutherford, Prémio Nobel para a Química em 1908, a seguinte frase, em resposta a quem comparava as condições de trabalho no seu laboratório com as de outros mais ricos: “Gentlemen, we haven’t got the money, so we’ve got to think.”
A Universidade de Lisboa é membro de um consórcio de nove universidades europeias que coordenam entre si o Mestrado Europeu em Ciência da Medição em Química (MSC)
O Prémio Nobel da Química 2010 foi atribuído a três investigadores. Richard F. Heck (Universidade de Delaware, Newark, USA), Ei-ichi Negishi (Universidade de Purdue, Indiana, USA) e Ahira Suzuki (Professor jubilado, Universidade de Hokkaido, Sapporo, Japão),
Linus Pauling, químico americano laureado com os Prémios Nobel da Química (1954) e da Paz (1962), desenhou na página 235 do seu livro The Nature of the Chemical Bond um único plano de grafi te, chamando-lhe uma molécula gigante.
Em Outubro de 2011, Ulrich Schubert irá suceder a Luis Oro como Presidente da EuCheMS, após eleição pela Assembleia Geral da EuCheMS, realizada em Bled, Eslovénia.
Nos dias 4 e 5 de Novembro de 2010, realizou-se, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a 1ª Conferência Nacional de Metrologia, CONFMET 2010 com o tema adoptado internacionalmente para o ano de 2010, Medições na Ciência e na Tecnologia.
Quando iniciei a minha carreira de investigação em fotoquímica, há mais de quatro décadas, só havia dois livros recentes dedicados à área, “Molecular Photochemistry” de N. J. Turro, e “Photochemistry” por J. G. Calvert e J. N. Pitts.
O Professor Nicholas J. Turro e o seu grupo estão no imaginário da maior parte dos estudantes de Fotoquímica ou dos que simplesmente necessitaram dos fundamentos desta área do conhecimento
Os metais do grupo da platina constituem-se em seis elementos (Ru, Rh, Pd, Os, Ir e Pt) e as suas propriedades primorosas têm sido utilizadas para as mais variadas aplicações industriais, como por exemplo na produção de catalisadores e de fármacos.
Este artigo contextualiza a importância dos complexos de metais de transição nos domínios da Química Fina, Química Medicinal e Química Verde e exemplifica o interesse da sua utilização em hidrogenações e hidroformilações catalíticas homogéneas que integram processos de produção de fármacos.

Este segundo artigo sobre Questões de nomenclatura tem como objectivo informar os químicos portugueses sobre os problemas com que se deparou a comissão composta por portugueses, brasileiros e cabo-verdianos que está a traduzir e adaptar para português, nas vertentes europeia e brasileira, as Recomendações da IUPAC de 2005 da Nomenclatura de Química Inorgânica


Um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Física e da Química na Universidade de Aveiro teve como intenção analisar as percepções de alunos e professores acerca da Química Orgânica abordada no ensino secundário (ES), para além de procurar apresentar propostas que se consideram pertinentes e que visam a melhoria do processo ensino/aprendizagem das ciências e da Química Orgânica em particular.
Não obstante a possibilidade da Internet permitir o acesso a uma vasta panóplia de informações e recursos, a rede das redes, traz também, na maior parte das vezes, alguns constrangimentos no que diz respeito à selecção da informação disponível