Capa
Série II / Número 115 / Volume
Dezembro 2009
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P645
O final de 2009 e o início de 2010 têm sido marcados por vários acontecimentos, uns de carácter global e outros de carácter mais específi co para a Ciência e a Educação nacionais.
No último número do Boletim apresentámos de uma forma geral os conteúdos da nova página Web do Grupo de Químicos Jovens (GQJ): http://www.spq.pt/gqj/.
Surge em resultado das lições universitárias de Nanotecnologia proferidas pelo autor, desde 1998, e que têm vindo a ser progressivamente actualizadas, tentando acompanhar o espantoso desenvolvimento desta área científi co-tecnológica, e visando simultaneamente colmatar uma lacuna de bibliografi a em português sobre esta temática
Apesar do enorme mediatismo, a Conferência do Clima das Nações Unidas realizada em Copenhaga (de 7 a 18 de Dezembro passado) parece ter fi cado aquém das expectativas.

A Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) tem uma longa tradição de publicações científicas próprias. Na forma que conhecemos hoje, a publicação de revistas pelas sociedades científicas tem uma história relativamente curta, com início no século 19.


As inúmeras actividades biológicas exercidas por iões metálicos têm recentemente estimulado o desenvolvimento de fármacos à base de metais (metal-based drugs).
Desde o seu aparecimento, a electronegatividade deu origem a uma área de investigação que continua em grande actividade, não sendo por isso um conceito datado ou ultrapassado.

Uma análise da literatura sobre a pedagogia da Química Verde (QV) [1] mostra que o principal objectivo do ensino da química segundo este novo paradigma é preparar os alunos, futuros cidadãos, para compreender e contribuir para o Desenvolvimento Sustentável – um objectivo razoável e aliciante, não só porque a QV é um veículo privilegiado para a aquisição de uma visão integrada da química com o meio ambiente e a economia, mas também porque pode contribuir para que se possa eliminar a visão negativista de muitos cidadãos sobre a química.