Capa
Série II / Número 108 / Volume
Março 2008
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P636
Nunca, como agora, assistimos a discussões tão envolventes em torno da Escola. Ao nível do ensino básico e secundário, este início de ano foi marcado, primeiro, pela implementação de um novo sistema de avaliação dos professores e, mais recentemente, pela (in)disciplina dos alunos e o novo estatuto do aluno.
Wolfgang Fritsche, Presidente Honorário da FECS (Federação das Sociedades Europeias de Química), agora EuCheMS, celebrou o seu 80º aniversário no passado dia 11 de Março.
Pelo terceiro ano consecutivo, decorreu no passado dia 14 de Janeiro, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (ESTiG), a Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+, este ano com participação recorde
No passado dia 8 de Dezembro foi aprovada, em reunião de Direcção da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), a formação do Grupo de Químicos Jovens – GQJ.
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) tem o prazer de convidar todos os sócios da SPQ para o seu primeiro encontro – 1st Portuguese Young Chemists Meeting (PYCheM) – que irá decorrer no Instituto Superior Técnico em Lisboa, nos dias 15 a 17 de Outubro de 2008.
É com grande pesar que noticiamos a morte do Prof. Eric Derouane, um colega investigador na área da catálise que, para além do contributo que prestou ao domínio da catálise a nível mundial, teve um papel importante no desenvolvimento desta área em Portugal, através de um grande número de colaborações com vários grupos nacionais, de que resultaram um grande número de publicações.
O programa da disciplina de Física e Química A (nível 2) para o 11º ano (ou 12º ano) [1] de escolaridade está, para o bem e para o mal, quase completamente centrado no amoníaco, usando-o como exemplo de:..
Os últimos estudos PISA terão feito (re)lembrar a importância do ensino experimental das ciências, e estarão na base da publicação do Despacho n.º 2143/2007 de 09 de Fevereiro, do Ministério da Educação, onde pode ler-se:..
No primeiro dia da 7ª Conferência de Química Inorgânica da Sociedade Portuguesa de Química (Fátima de 30 de Novembro a 1 de Dezembro de 2007) teve lugar uma sessão de homenagem ao nosso saudoso colega Prof. Alberto Romão Dias.
O Secretariado da IUPAC envia-me frequentemente perguntas sobre nomenclatura química recebidas pelas mais diversas pessoas. Assim, um dia, um estudante da Universidade de Edimburgo enviou à IUPAC um protesto contra a manutenção do nome comum “fluoreno” ou “fluoreno-9H” na nomenclatura IUPAC dos compostos orgânicos, em lugar dum nome que desejava que fosse mais sistemático.
O recurso às novas tecnologias para a pesquisa e recolha de informação sobre os mais variados temas compete, quase de igual para igual, com outras fontes tradicionais da informação, do conhecimento e do saber que gozavam de exclusividade, até há pouco mais de uma década atrás.
O estudo médico em volta de uma determinada doença pressupõe um trabalho prévio de interacção e permuta de conhecimentos em ciências biomédicas e afi ns, como a Medicina, a Biologia, a Farmácia e a Química.

Esta ligeira (e colorida) nota descreve a origem do termo Química Verde (QV)1 e analisa a discrepância do uso das cores entre a Química e a Biotecnologia para designar actividades nos respectivos âmbitos.