Capa
Série II / Número 107 / Volume
Dezembro 2007
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P632
Antes de mais, desejo sinceramente que as festividades deste final de 2007 tenham sido vividas de forma alegre, já que, apesar de este editorial estar a ser escrito em vésperas de Natal, apenas vos chegará no início de 2008.
O Conselho Directivo (CD) da SPQ reuniu no passado dia 8 de Dezembro de 2007 nas instalações do Departamento de Química da Universidade de Aveiro
O 8º Encontro Nacional de Catálise e Materiais Porosos (8ENCMP) da Sociedade Portuguesa de Química decorreu em Lamego, de 21 a 23 de Setembro de 2007.
Realizou-se nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro a 7ª Conferência de Química Inorgânica, numa organização presidida pela Profª Cristina Freire do Departamento de Química da FCUP
No Outono passado foram anunciados, como habitualmente, os galardoados com os prémios Nobel.
Conta o actual Editor-Chefe do Journal of Physical Chemistry (JPC), George C. Schatz, que quando em 2004 o JPC publicou um número especial dedicado à obra de Gerhard Ertl
Este ano a Assembleia Geral (AG) da Associação Europeia de Ciências Químicas e Moleculares (EuCheMS) teve lugar em Frankfurt, nos dias 4 e 5 de Outubro de 2007, a convite da GDCh (Sociedade Alemã de Química).
João Paiva sonha com uma escola diferente e, para o conseguir, apresenta uma “fórmula” traduzida na frase: “O fascínio é o eixo que faz mover a escola e, assim, anima o mundo”.

Decorridos cerca de 20 anos sobre a primeira publicação, eis que surge agora a segunda edição revista e actualizada deste popular livro de texto sobre catálise heterogénea.


Quando se traduziu para português o Guia IUPAC para a Nomenclatura dos Compostos Orgânicos [1], houve a preocupação de redigir um “Prefácio dos Tradutores”, em que se procurou explicar as razões das opções tomadas, quando havia várias alternativas possíveis de adaptar nomes ingleses à língua portuguesa.
A actividade consiste em identificar o nome de cada distrito ou região autónoma de Portugal no mapa da figura abaixo partindo do conjunto de elementos químicos que se apresentam como pista.
O modelo de distribuição electrónica de valência mais usado ao nível inicial de instrução em química é, indiscutivelmente, o do octeto de Lewis, de 1916.
Os programas das disciplinas de Física e Química A (nível 2) do 11º ano (ou 12º ano) e Química do 12º ano de escolaridade [1] incluem o estudo do equilíbrio químico em geral e do equilíbrio ácido/base em particular.
Por tudo o que vale qualquer prémio expresso materialmente, sem querer tirar o mérito a nenhum deles, o dos meus alunos foi o melhor!

Embora o cloreto de sódio seja bastante solúvel na água líquida, a sua solubilidade no gelo é ínfima (v. diagrama de fases). Isto pode ser comprovado facilmente dissolvendo--se um pouco de sal em água por forma a conferir-lhe um sabor salgado acentuado.


Celebraram-se no ano de 2007, cem anos sobre a morte de Dmitri Ivanovich Mendeleev (Fev.1834 – Jan.1907) a que Posin, em 1948, se referiu como a partida de um venerável e muito sábio homem, com uma barba quase tão longa quanto a do próprio Deus
Em química orgânica existem vários milhões de compostos agrupados em centenas de famílias. Uma dessas famílias é a dos calixarenos, que são compostos macrocíclicos resultantes da condensação directa de fenóis para-substituídos com formaldeído, em meio básico.
A Microscopia Química esteve sempre associada ao crescimento de cristais [1,2], à sua caracterização e praticamente a todos os domínios da Cristalografia.
Quando se vai ao supermercado comprar uma alface, verifica-se que não esteja amarelecida antes de se concretizar a aquisição – avalia-se a frescura das diversas plantas à venda pelo grau de verdura que mostram

Já lá vão uns anos, certa manhã a Rádio transmitia uma reportagem da visita do Sr. Ministro da Ciência, da altura, a uma escola básica e/ou secundária do norte do País, onde decorria um evento que envolvia a construção e utilização de um instrumento para medir a distância às estrelas