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Série II / Número 98 / Volume
Setembro 2005
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DOI: 10.52590/M3.P623

O trimestre Julho – Setembro acomoda simultaneamente o período de férias e um ciclo de transição escolar, emocionalmente intenso para a maioria das famílias.


A EuCheMS aplaude o lançamento da Plataforma Europeia sobre Alimento para a Vida; VI.ª Conferência de Química Inorgânica; 6.º Encontro Nacional de Química Orgânica (6.º ENQO); CERC3 – Workshops para jovens químicos em 2006; Projectos editoriais de Química para 2005 / 2006; Programas científicos da European Science Foundation; Olimpíadas de Química – vencedores absolutos de 2005; 2 medalhas de bronze na Olimpíada Ibero-americana de Química 2005; A imagem da indústria química na Europa melhora em 2004, revela a IUPAC


A face da SPQ disponível na Internet foi recentemente renovada com o objectivo de servir melhor os nossos associados.


Desde há alguns anos, lecciono uma disciplina de Termodinâmica, nível básico, simultaneamente para alunos de engenharia e de ciências biológicas. Os conteúdos programáticos e os métodos didácticos têm assim de se adaptar a diferentes objectivos.


Passadas as iniciativas mais emblemáticas da “Atracção Química” deste ano – as Olimpíadas de Química Júnior e o 4.º Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química (este a poucos dias de diferença da publicação deste número do “Química”) – é tempo de voltar a dar atenção à Química na Internet.


Muitos dos que falam em “sociedade do conhecimento”, em “sociedade da informação”, na necessidade de investir em ciência e tecnologia, ignoram que algumas áreas científicas tradicionais, com uma enorme quota parte de responsabilidade pelo nosso modus vivendi, estão claramente fora de moda. É o caso da Química e da Física (só para mencionar as ciências ditas “duras”), o que se reflecte, por exemplo, na escassez de candidatos ao ensino superior nestas áreas.


Desde o átrio de entrada que se respira uma atmosfera de muita tranquilidade, calma e organização. Estamos no Colégio Luso-Francês, localizado na cidade Invicta.


O ensino das ciências experimentais envolve um grande empenho, além de um consumo de tempo elevado, da parte dos professores para promover e induzir uma aprendizagem dinâmica de diversos conceitos científicos.


Apresenta-se uma metáfora gráfica sobre o Quadro de Classificação Periódica (QCP) que consiste em adicionar-lhe três ingredientes a ter em conta quando se pratica presentemente a Química Industrial tendo em vista o Desenvolvimento Sustentável: a Energia, a Economia e o Ambiente – estes "elementos" metafóricos pervagam a química do mundo real, sendo a sua consideração sempre fundamental para a implementação da Sustentabilidade (são "super-elementos")


Pretende-se com este trabalho ilustrar a importância do conhecimento aprofundado da estrutura e comportamento dos polímeros biológicos, evidenciando a versatilidade da análise calorimétrica na caracterização dessas macromoléculas e das suas possíveis interacções.


Haloperoxidases de vanádio (V-HPO) são enzimas que catalisam uma diversidade substancial de reacções, desde a halogenação à sulfoxidação, sendo operacionais numa gama alargada de temperaturas e em misturas solvente orgânico-água.


A água de abastecimento público, é, por imposição legal, de qualidade própria para consumo humano, isto é, potável.


Há diversos aspectos relacionados com a electroquímica que se podem explo-rar, tais como: a constatação e entendimento da electrólise, nomeadamente as reacções de oxidação-redução; a cinéti-ca das reacções químicas; e questões de ácido-base e precipitação.