Capa
Série II / Número 29 / Volume
Setembro 1987
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P554
Mais uma vez a situação económica da SPQ está num estado (super)critico! Com dívidas que ascendem a várias centenas de contos (devidas, por exemplo, aos custos de produção do Boletim) torna-se imperioso encontrar financiamentos que permitam à SPQ assumir os seus compromissos.
A Ciência Moderna reverencia em Francisco BACON (1561-1626) «o maior, mais universal e mais eloquente dos filósofos» ('') pela consagração que ele fez do chamado empirismo racional. No quadro específico deste, o caminho de que dispõem as Ciências da Natureza para decobrir a verdade é a experimentação seguida de indução.
De acordo com Kossel [1] quando dois elementos se combinam para formar um composto, dá-se uma troca de electrões de modo que ambos adquirem o número de electrões do gás "inerte" mais próximo. Contudo nem todos os compostos são iónicos, pelo que Lewis veio, quase simultaneamente, a contemplar a formação de compostos covalentes através da partilha de pares de electrões [2].
A trimetilamina é um gás incolor de cheiro persistente a peixe, p.e. 3° C, comercializado em cilindros na forma liquefeita, ou sob a forma de soluções em água ou etanol. extremamente inflamável, e irrita os olhos, a pele e o aparelho respiratório. Evitar inalar o vapor e o contacto com os olhos e a pele.

Amiguinhos, cá estamos de novo para vos apresentar a terceira dose do nosso/vosso novo léxico cientifico. Tem sido uma recolha muito afanosa, mas a vida é assim cheia de trabalho. O vosso apoio tem sido a razão de ser, para continuar a dotar a Química Portuguesa de mais um instrumento de trabalho. Bem hajam... e meditem muito.


Todo o cinético - todo o químico - afirmará, sem qualquer relutância: «É fundamental conhecer o significado de Energia de Activação». Mas o que é Energia de Activação?
Várias teorias tentam explicar a patologia química dos distúrbios mentais e emocionais, embora nenhuma tenha a aceitação geral. Uma das mais recentes relaciona tais distúrbios com as aminas cerebrais (seretonina, epinafrina, tiramina e outras), que coordenam e regulam os fenómenos bioquímicos, fisiológicos, psicológicos e clínicos
Um manual para químicos que apresentam trabalhos em reuniões internacionais de Química. A tradução deste artigo é apresentada na sequência da publicação feita por duas vezes em Chemistry International (n.° 2, 1980; n.° 3, 1981), jornal da IUPAC, bem como da tradução em L''Actualité Chimiaue (n.° 2, 1981) e em Química Nova (vol. 6, n.° I, 1983).
A simples pressão de uma tecla numa não menos simples calculadora de bolso é, hoje em dia, o quanto basta para obter o valor do coeficiente de correlação, medida do ajuste de uma determinada função aos resultados experimentais.
Pouquíssimo tem sido feito, em Portugal, pela normalização da nomenclatura da Química Orgânica, e menos ainda pela dos compostos bioquímico