Capa
Série II / Número 138 / Volume 39
Setembro 2015
Descarregar revista
Este número do QUÍMICA, dedicado aos produtos naturais, teve como ponto de partida o facto de a forma actual da garrafa do refrigerante mais conhecido em todo o mundo fazer este ano 100 anos. Por isso, esta edição inclui um artigo que nos dá conta da história e da química do refrigerante castanho com bolhinhas.

- OLIMPÍADAS DE QUÍMICA 
- 3RD EUCHEMS INORGANIC CHEMISTRY CONFERENCE
- REUNIÃO DAS SOCIEDADES DE QUÍMICA DO GRUPO
CHEMPUBSOC
- FELLOWS DA CHEMPUBSOC EUROPE
- 7TH EUCHEMS ORGANIC DIVISION YOUNG INVESTIGATORS
WORKSHOP
- MEDALHA DE BRONZE NA 47.ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE
QUÍMICA (47ICHO)


Maria Helena Garcia é Professora Associada com Agregação da Faculdade
de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Química
Estrutural – Pólo da Faculdade de Ciências, recentemente criado.


A SPQ organiza as Olimpíadas Nacionais de Química em dois escalões, Júnior (8.º e 9º anos) e + (10º e 11 º anos). Cada escola participante seleciona os três elementos da sua equipa realizando, se assim o entender, provas locais.


Os produtos naturais são produtos principalmente de origem vegetal usados para o tratamento de múltiplas afecções. Pelo facto de não serem obtidos em laboratório, existe a crença de que o uso só terá vantagens, sem consequências negativas. Mas será que esta crença está correcta? Neste texto procura-se, com diversos exemplos, apresentar alguns factos e desmontar alguns mitos relativamente a este tema.


A biodiversidade de Angola e uma medicina tradicional bem enraizada sempre despertaram o interesse dos investigadores ao longo dos tempos. Este artigo aborda os estudos feitos por um grupo de investigadores que já estudou mais de uma dezena de plantas medicinais africanas nunca antes avaliadas.  


Neste artigo faz-se uma apresentação breve da composição química das plantas Erythroxylum coca  e Cola acuminata , uma das variedades mais comuns da planta da Cola. Ambas estão associadas à história da Coca-Cola da qual se faz uma abordagem sucinta neste artigo. Sendo este o refrigerante mais famoso em todo o Mundo, foi inicialmente patenteado como um medicamento, cuja formação original incluía folha de coca e noz de coca.


Este Artigo apresenta os resultados da avaliação de verdura de sínteses químicas propostas na bibliografia de índole pedagógica usada vulgarmente para o ensino da química experimental nos primeiros danos de cursos universitários (licenciatura) em Portugal.


A partir de 1 de junho de 2015 o regulamento (CE) nº 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substância e misturas, também designado por "Regulamento CLP" ou simplesmente por "CLP", é a única legislação aplicável à classificação e rotulagem de substâncias e misturas.


Descreve-se uma atividade experimental que pretende substituir ou complementar a tradicional separação dos pigmentos dos cloroplastos por cromatografia em coluna, realizada a partir de folhas verdes.


Na presente actividade iremos abordar a electroquímica. Vamos promover a Química Verde  com uma experiência amiga do ambiente utilizando um limão para obter energia e ao  mesmo tempo fazer as honras ao Ano Internacional da Luz acendendo uma lâmpada – um LED. 


.


.