Capa
Série II / Número 134 / Volume 38
Setembro 2014
Descarregar revista

Começo este editorial referindo-me aos resultados da primeira fase das candidaturas ao ensino superior, que a todos nos deixam apreensivos. A forma como, aos poucos, a Química está a desaparecer do horizonte cognitivo e profissional dos jovens portugueses é deveras preocupante e o assunto merece uma reflexão profunda. Tudo indica também, agora que são conhecidos os resultados da avaliação das Unidades de I&D, que a situação não se apresenta mais risonha no que toca à investigação.


Celebração do 25.º Aniversário da Eurachem em Lisboa!; chemRus; 4.as Jornadas Ibéricas de Fotoquímica (4´JIF); III Encontro em Técnicas de Caracterização e Análise Química; Ano Internacional da Luz 2015 – Call for Papers;

Por volta de 1897, como resultado de uma análise grosseira, pensou-se que o veneno das abelhas seria essencialmente ácido fórmico1. No entanto, verificou-se mais tarde que essa atribuição era incorrecta e que o veneno das abelhas, tal como o das vespas, é alcalino.


Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenadora do Centro de Química e Bioquímica (CQB) da Universidade de Lisboa. Actualmente é Presidente da Sociedade Portuguesa de Química.
A Química é uma das ciências que mais impacto tem nas nossas vidas. É por isso paradoxal o pequeno número de divulgadores desta ciência em relação aos provenientes de outras áreas.
De forma muito simples, apresentam-se os sólidos conhecidos como redes metalo-orgânicas ou, em inglês, “Metal- Organic Frameworks” (MOFs).
Os nanomateriais de sílica têm sido usados no desenvolvimento de uma grande variedade de produtos com propriedades inovadoras e diferenciadas.

Os zeólitos, que começaram por fascinar os mineralogistas e os admiradores de pedras “preciosas”, têm vindo a despertar cada vez mais interesse por parte da comunidade científica e de muitos industriais da área da refinação de petróleos, petroquímica, química fina e todos os que se apercebem das potencialidades de aplicação de zeólitos noutras áreas como no tratamento de efluentes e solos, na agricultura, na produção animal e veterinária ou mesmo na medicina


A Bioincrustação, definida como a adesão e crescimento de organismos sob superfícies em contacto com a água, é um problema global na gestão de sistemas aquosos nas mais variadas actividades industriais. Está associada a danos ambientais e económicos, com consequências alarmantes.


Algumas descobertas arqueológicas no sítio da foz da ribeira do Peralto (Esposende, Norte de Portugal) evidenciaram a presença de vários testemunhos de ocupação romana ao longo da costa ibérica Atlântica.
La Fanciulla del West, a excitante ópera de Giacomo Puccini estreada em 1910 no MET (The Metropolitan Opera House), em Nova Iorque, é uma história de muitas histórias que proporciona a discussão de uma alargada variedade de temas. É, assim, uma ópera com um elevado potencial pedagógico.
O uso de jogos didácticos como recurso de aprendizagem é uma tendência que se propagou até aos níveis de escolaridade mais avançados e, inclusive, às disciplinas com forte componente experimental.
O alginato de sódio é uma substância que se encontra na natureza na parede celular das algas castanhas. Este composto possui uma propriedade muito interessante que consiste na capacidade de formar geis na presença de iões cálcio.
destaques
agenda, eventos