Capa
Série II / Número 132 / Volume 38
Março 2014
Descarregar revista

Em 2014 faz cem anos que o Prémio Nobel da Física foi entregue a Max von Laue (1879-1960) pela descoberta da difracção dos raios X por cristais. Assinalando a efeméride, 2014 foi declarado pela UNESCO Ano Internacional da Cristalografia.


Eleição dos Presidentes das Delegações Regionais da Sociedade Portuguesa de Química; Resultados do concurso da FCT; Ano Internacional da Cristalografia 2014; Reunião anual do Bureau da IUPAC em Coimbra; 4.as Jornadas Ibéricas de Fotoquímica (4’JIF); ChemULisboa: novos desafios da Química na ULisboa;


Más práticas laboratoriais; Igualdade de géne ro e nomen clatura química


Os metais de transição, essenciais à vida, formam complexos muito estáveis com as cadeias laterais dos resíduos de aminoácidos que compõem as proteínas, definindo centros metálicos com geometrias definidas.
Assim como a natureza usa metais em sistemas biológicos, também os químicos se aliaram à Medicina na descoberta de medicamentos cujo mecanismo de acção está associado a uma interacção (coordenação) com iões metálicos, de que resultou a Química Inorgânica Medicinal.

As técnicas de imagem molecular, nomeadamente as técnicas de Medicina Nuclear, têm vindo a adquirir importância crescente quer no diagnóstico médico quer no seguimento da terapêutica, abrindo caminho à denominada “medicina personalizada”


Os hidratos de carbono têm um papel essencial em diversos processos celulares, razão pela qual a visualização in vivo do seu transporte e metabolismo é tão relevante. A 2-[18F]-2-desoxi-glucose (18F-FDG), desenvolvida por Ido e colaboradores, tem sido usada para determinar a captação celular da glucose, sendo o radiofármaco mais usado em PET, sobretudo no contexto oncológico.


Estamos no Palácio do Vaticano, na mais soberba das “salas” de Rafael Sanzio. Em todo o seu esplendor, descendo a vertical da Filosofia, o fresco “A Escola de Atenas” deslumbra-nos com os seus filósofos e cientistas da Antiguidade Clássica e mesmo, porventura, dos Períodos Medieval e Renascentista.


O Prémio Nobel é o prémio mais prestigioso do mundo. Usando ferramentas gratuitas e de fácil acesso é possível obter informação codificada sobre todos os Prémios Nobel da Química entre 1901 e 2011. Esta informação, compilada numa tabela cronológica sob a forma de códigos QR, permite a introdução desta temática na sala de aula usando um telemóvel inteligente ou um tablet.
Nesta actividade fizemos a separação de material recicável. Os materiais têm diferentes qualidades,consoante aquilo de que são feitos.

destaques


agenda, eventos